Decore com abajures

04 mai

Decore com abajures

Os abajures são objetos antigos, mas que continuam decorando as casas até hoje. Para te ajudar a escolher o melhoro tipo de abajur para o seu cômodo, conversamos com a empresária e designer da L´Interieur Móveis, Objetos de Decoração e Paisagismo Paula Basques. Confira!

Principal função do abajur

Segundo a designer, durante muito tempo a função primordial do abajur era a de completar a iluminação central do ambiente. Mas hoje ele passou a ser usado também como uma peça de decoração que proporciona maior sofisticação ao ambiente, tornando-o aconchegante e agradável. “O abajur é apontado hoje como um objeto imprescindível na decoração, pois enriquece o ambiente, cria atmosfera e harmonia, além de combinar com diversos espaços. Afinal, essas peças que antes eram mais clássicas, começaram a ganhar maior estilo e inovação”, conta Paula.

Escolhendo o modelo mais adequado

A primeira regra para escolher o melhor abajur é combiná-lo com o estilo da sua casa. “Cada casa possui uma história, uma alma e os objetos de decoração como o abajur ou luminária devem seguir o estilo do proprietário”, acrescenta a designer. No entanto, você pode anotar algumas dicas da especialista para escolher qual tipo de abajur tem mais a ver com o seu cantinho.

– Se a sua decoração é moderna, ou seja, conta com a distribuição de poucos elementos num espaço e o espaço é otimizado com simplicidade, uma opção é utilizar abajures e luminárias de uma cor só. A luminária em cordões em crochê ou plush, que pode ser utilizada como pendente, é um bom exemplo.

– Se ambiente for rústico ou retrô, uma opção também é usar os cordões iluminados psicodélicos, uma das novidades do mercado, que podem ser utilizados como pendente, sobre móveis, enrolados em cadeiras ou mesmo como uma escultura de parede. Por definição, a palavra rústico está relacionada ao campo, ao ambiente rural e às formas mais grosseiras. É essa atmosfera do campo que faz a decoração rústica conquistar adeptos e admiradores por todo o mundo. Dessa forma, o indicado é que sejam usadas peças com texturas, formas mais naturais e acabamento não delicado.

Decore com abajures

Se quiser apostar na criatividade, o abajur ou luminária pode ser inserido de forma criativa interagindo com os mais diversos ambientes, transformando a cúpula em um objeto de muito destaque, utilizando materiais diferenciados como couro, sedas, materiais reciclados, passamanarias e outros.

E muito se engana quem acha que o abajur é um objeto específico do quarto. “O abajur/luminária compõe o ambiente, assim fica perfeitamente harmonioso na decoração junto a estofados, mesas de jantar, criados mudos, mesas de apoio e bancadas de cozinha“, conta Paula.

Fonte: revistacasalinda.uol.com.br

Comentários

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios (*).